quinta-feira, 1 de julho de 2010

Doença da arranhadura do gato

Nomes alternativos:

febre da arranhadura de gato, DAG

Definição:

Doença infecciosa associada a arranhaduras de gatos, mordidas ou exposição à saliva do animal, causando inchaço crônico dos linfonodos (linfadenopatia).

Causas, incidência e fatores de risco:

A doença da arranhadura do gato é causada por um bacilo Gram-negativo (um tipo de bactéria) atualmente conhecido como bacilo DAG ou Bartonella henselae. A doença se propaga pelo contato com um gato infectado, como resultado de uma mordida ou arranhadura do animal, ou pelo contato da saliva do gato na pele ferida ou na conjuntiva ocular.

O inchaço dos linfonodos começa cerca de 2 a 3 semanas após a exposição e pode persistir durante meses. No local da infecção inicial pode surgir um edemaacompanhado do linfonodos aumentados ao longo da via de drenagem da linfa, a partir desse local. Às vezes, os nodos podem formar uma fístula através da pele e expelir secreção. A doença da arranhadura do gato é, possivelmente, a causa mais comum do inchaço crônico dos linfonodos em crianças. Até o momento, a doença não era reconhecida devido à falta de exames. Recentemente, porém, o exame IFA para B. henselae demonstrou ser altamente sensível e específico para a detecção da infecção causada por esse bacilo e para o diagnóstico da doença.











Sintomas:

  • história de contato com um gato (ou um cachorro em raras ocasiões) e presença de arranhadura ou lesão.

Comuns:

  • pápula ou pústula no local da lesão (inoculação), normalmente o primeiro sinal
  • inchaço dos linfonodos (adenopatia) na área próxima ao local onde a pele foi infectada (mordida, arranhadura)
  • febre, em aproximadamente um terço dos pacientes
  • fadiga
  • mal-estar
  • cefaléia

Menos comuns:

Sinais e exames:

Uma arranhadura ou lesão e uma história de contado com um gato (ou cachorro em raras ocasiões) indica que a doença da arranhadura do gato é a causa mais provável do inchaço dos linfonodos. Em alguns casos, o exame físico também demonstra um baço aumentado (esplenomegalia).

Exames utilizados no diagnóstico da doença da arranhadura do gato:


Tratamento:

De uma maneira geral, a doença da arranhadura do gato tem uma evolução relativamente benigna. O tratamento, exceto para tranqüilizar o paciente, normalmente não é recomendado. No entanto, nos casos mais graves o tratamento com antibióticos pode ajudar, e os mais eficientes incluem:

  • eritromicina
  • sulfametoxazol e trimetoprim
  • doxiciclina
  • rifampina combinada com outro agente

Em pacientes com AIDS e em outros pacientes cujos sistema imune esteja deprimido a doença da arranhadura do gato não é benigna, e o tratamento com antibióticos é recomendado.

Expectativas (prognóstico):

Em crianças com o sistema imune normal, a cura espontânea com recuperação total é a norma. Em pessoas imunocomprometidas o tratamento com antibióticos geralmente conduz à recuperação.

Complicações:

Solicitação de assistência médica:

Solicite assistência médica se tiver linfonodos aumentados e uma história de contato com um gato.







3 comentários:

  1. pessoal não é nada grave se você tratar logo...
    Digo isto porque eu ja tive esta doença e consegui tratar.

    bjosss

    ResponderExcluir
  2. ísis, parabéns pela iniciativa de divulgar esta doença em seu blog... O texto está muito bem explicativo e é bom para que outras pessoas estejam bem informadas e não tomem o susto que nós tomamos.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. vc acha que é possível essa arranhadura atingir um outro gato numa briga e esse outro gato vir a ter os mesmos sintomas? temos um caso na comunidade do orkut e achei bem parecido com o que vc descreveu aqui....
    reginacyp@hotmail.com

    ResponderExcluir